Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

Segundo pesquisas as crianças que leem e tem contato com a leitura desde cedo são beneficiadas em diversos sentidos: elas aprendem melhor, pronunciam melhor as palavras e se comunicam melhor de uma forma geral. Por meio da leitura, as crianças desenvolvem a criatividade, a imaginação e adquirem cultura. A leitura ajuda a escrita e esta facilita a alfabetização que é necessária em todos os conteúdos.

Criança que tem contato com a leitura desde bebê se torna mais preparada para ler e também para a vida. Deixe seus filhos pequenos folhearem livros com gravuras. Isto ajuda a estimular a criatividade. E é também uma forma de leitura.

Hoje em dia as crianças e os adolescentes com as facilidades da internet estão deixando de procurar livros para ler. É só digitar o nome do livro e aparecem vários resumos sobre a obra e podem também, se for de sua vontade, baixar o livro e ler online no momento que quiserem. A leitura pode trazer vários benefícios como: Desenvolver o vocabulário, aumentar o senso crítico, ampliar conhecimento, estimular a criatividade, facilitar a escrita.

O quanto antes. As pesquisas mostram que quem começa a ler cedo tem mais chances de se tornar um leitor assíduo. Mostram também que o contato com narrativas melhora o futuro desempenho da criança.  A melhor forma de incentivar a leitura é mostrar que você gosta de ler. Leia ao menos 20 minutos por dia para seu filho. Dê dicas de bons livros para seu filho adolescente. A leitura não pode ser obrigatória ou forçada. Isto só fará que seu filho tome aversão ao hábito de ler. Temos que mostrar que gostamos de ler e incentivar nossos filhos a ler, seja eles crianças ou adolescentes.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml


sidebar