Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

A primeira visita do bebê ao pediatra  é um momento muito importante para ele e para toda a família. Neste momento, o médico vai conhecer a criança e acompanhar seu desenvolvimento, além de saber do seu histórico familiar e tirar todas as dúvidas que os pais podem ter.

O bebê deve ir ao pediatra pela primeira vez até 5 dias após o nascimento, sendo que a segunda consulta deve acontecer até 15 dias depois do nascimento do bebê para o pediatra avaliar e acompanhar o ganho de peso, a amamentação, o crescimento e desenvolvimento do bebê e o calendário de vacinação.

É importante os pais anotarem todas as dúvidas entre os intervalos das consultas, como dúvidas sobre a amamentação, higiene corporal, vacinas, cólicas, fezes, dentição, quantidade de roupas ou doenças, por exemplo, para estarem informados e adotarem os cuidados necessário à saúde do bebê.

Outras razões para levar o bebê ao pediatra

Além das consultas regulares ao pediatra, é importante levar o bebê ao pediatra na presença de sintomas como:

  • Febre alta, acima dos 38ºC que não baixa com remédio ou que volta a subir após algumas horas;
  • Respiração rápida, dificuldade para respirar ou chiado ao respirar;
  • Vômito após todas as refeições, recusa alimentar ou vômito que dura há mais de 2 dias;
  • Expectoração amarela ou verde;
  • Mais de 3 diarreias por dia;
  • Choro fácil e irritação sem motivo aparente;
  • Cansaço, sonolência e falta de vontade de brincar;
  • Pouca urina, urina concentrada e com cheiro forte.

Na presença destes sintomas é importante levar o bebê ao pediatra porque ele pode estar com uma infecção, como infecção respiratória, na garganta ou urinária, por exemplo, ou desidratação e, nestes casos, é importante ser tratado o mais rapidamente possível.

Em caso de vômito ou diarreia com sangue, queda ou choro intenso que não passa, por exemplo, é recomendado levar o bebê imediatamente ao pronto-socorro, pois estas situações são urgentes e necessitam de tratamento imediato.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2013/04/como-escolher-o-pediatra-do-seu-filho.html


sidebar