Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

É comum entre os pais a preocupação em saber se o peso e estatura do seu pequeno estão “compatíveis com a tabela normal”. Para avaliarmos corretamente essa questão, não basta que o pediatra consulte uma tabela padrão, é preciso que ele conheça e avalie os fatores familiares referentes à criança e sua família como: altura dos pais, desenvolvimento deles, dados de gestação do bebê e sua alimentação.

O ideal é o médico tenha em mãos a curva de ganho de peso e de crescimento, que é formada através da colocação em um gráfico de várias medidas (no mínimo três) tomadas consecutivamente com intervalos determinados. Portanto é impossível para os pais, consultando um dado na tabela, obterem conclusões sobre o crescimento de seus filhos.

Para cada idade e sexo a tabela apresenta uma “faixa mais comum”, embora crianças fora desta faixa também possam estar dentro de um crescimento normal. Esta faixa é definida estatisticamente a partir da média para a idade e delimitada por duas  medidas, acima e abaixo da média. Mas lembre-se que nenhuma criança cabe em uma tabela!

Apesar de todas estas restrições, para satisfazer a curiosidade dos pais, segue um link para consulta de uma tabela. Lembre-se, a análise concreta e completa da situação de uma criança só pode ser feita pelo médico que a acompanha e que conhece todos os fatores citados anteriormente.

Link tabela: http://ferramentas.guiadobebe.com.br/calculadora-de-peso-e-altura-da-crianca/

Fonte: http://blog.mommysconcierge.com/tabela-de-peso-e-altura-para-bebes-e-criancas/


sidebar