Foto: iStock, Getty Images

Foto: iStock, Getty Images

Todas as mamães sabem que muitas brincadeiras estimulam o aprendizado e o desenvolvimento. Pensando nisso, preparamos várias dicas legais para te ajudar na hora de escolher o brinquedo mais apropriado.

É na infância que o ser humano mais absorve ensinamentos. Deste modo, devemos considerar a idade e a capacidade de cada um na hora de escolher o melhor brinquedo educativo para o seu pequeno.

• Bebês até 6 meses: Nessa fase os sentidos dos pequenos ainda não estão muito desenvolvidos, então, devemos levar em consideração que eles só conseguem visualizar objetos próximos, mas não conseguem identificar muitas cores e detalhes. Por isso, o ideal são objetos coloridos e que não façam muito barulho.

• Bebês a partir de 6 meses: A partir dessa idade, o desenvolvimento da criança é muito rápido, pois o pequeno já consegue sentar e procurar por objetos. Nessa fase, o ideal é utilizar brinquedos que estimulem as habilidades fisicas mais simples das crianças como andar e engatinhar. Objetos coloridos e de empilhar são muito bem vindos nesse momento.

Entre 1 e 2 anos de idade: É nessa fase que os pequenos costumam despertar interesse em falar. Por isso, um microfone de mentirinha pode ajudar a criança a se expressar. A leitura de livros para bebês também pode se tornar uma brincadeira bem educativa e divertida.

• Entre 3 e 5 anos de idade: Nessa fase já se pode oferecer uma melhor ideia das coisas no mundo real com brinquedos que recriam cenários e estimulam a criança a respeitar regras sociais. Para crianças pré-escolares, brinquedos como varetas e o “torremoto”, que consiste em retirar peças sem deixar a torre desmoronar, são indicados por estimularem o raciocínio lógico.

Fonte: http://doutissima.com.br/2014/10/18/brinquedos-educativos-veja-dicas-para-acertar-na-escolha-14658147/


sidebar