Foto: ReproduçãoHoje comemoramos o Dia do Veterinário e nada melhor do que ressaltar para os papais e as  mamães, a  importância e os benefícios de um animalzinho de estimação na vida de uma criança.  Como exemplo podemos citar os bebês, que  exercitam sua  coordenação motora ao controlar sua  força para acariciar um bichinho ou quando  tentam engatinhar ou  andar atrás do animal. O importante é tentar não transmitir medo à criança na sua relação com seus bichinhos.

Elas têm uma relação muito próxima com os animais, pois eles são os principais personagens  das histórias infantis, estão na decoração dos seus quartinhos, fazem sucesso nos filmes.  Ter uma relação real com eles, traz bem-estar e ativa áreas ligadas às emoções no cérebro. De todos os animaizinhos de estimação o mais comum e que interage afetivamente com a criança é o cão, pois com ele a criança pode correr, brincar e reagir ao carinho com o abano do rabo. Outros bichinhos, que também têm um papel importante para as crianças são o gato e o peixe.

Algumas pesquisas apresentam os seguintes benefícios para a criança:

A criança que convive com animais é mais afetiva, gentil e carinhosa

Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupa-se com a natureza e desenvolve uma boa auto-estima.

Desenvolve uma personalidade equilibrada e saudável

Relaciona-se melhor com as pessoas a sua volta e sabe o valor do respeito.

Escolhendo seu bichinho:

• Cachorro: Crianças de 3 e 4 anos já podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia e já possuem habilidades motoras.

• Gato: São indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade. Observe antes se criança é alérgica a pelos.

• Aves e Peixes: Para esses animais não há restrição de idade.

 

Com esse esclarecimento até deu vontade ter um bichinho, não foi? Qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer a criança. O importante é escolher um que combine mais ao estilo da sua família. 😉

 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19220-15152,00.html

 

 

 

 


sidebar