Hoje, 25 de Agosto, comemoramos o Dia do Soldado, data que tem como  objetivo homenagear os membros do Exército Brasileiro e o grande  militar brasileiro Duque de Caxias, que nasceu nesse mesmo dia, no ano  de 1803 no Rio de Janeiro. Luis Alves de Lima e Silva era o seu nome  verdadeiro.

A carreira militar, no Brasil, é obrigatória por lei, desde 1908. Todo  rapaz ao completar 18 anos, deve se alistar nas forças armadas (Exército,  Marinha ou Aeronáutica), que tem como objetivo principal defender os  direitos constitucionais.

O soldado é uma titulação militar, que exerce atividades em tempos de  guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta também,  auxílio à população em situações de calamidade.

Existem várias graduações de soldados, porém os mais conhecidos são:

 • Infantaria: Os soldados lutam a pé, em todos os tipo de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo usar vários meios de transporte. Sua missão é conquistar e manter o território.

• Cavalaria: São postos a frente da tropa, na busca de informações sobre o inimigo. Seus elementos podem ser blindados, mecanizados e de guardas.

• Artilharia: São os soldados que fazem uso de arma de fogo, lançam bombas e outros projéteis. Tem por missão apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que comprometam o sucesso da operação.

Lembramos que os soldados devem ser bem tratados e respeitados pela população, pois são eles que guardam nossas terras, nossos ares e nossos mares.

E os seus soldadinhos de casa?! Todos apostos para defender a mamãe e o papai. 😉

 

Fonte: http://www.escolakids.com/dia-do-soldado.htm

 


sidebar