As festas juninas são famosas pelas suas comidas típicas, canções tradicionais e grandes festivais de quadrilhas, que atraem o público de todo o Brasil. Apesar de terem como objetivo homenagear santos da religião católica, cujas datas comemorativas são em Junho, em muitas cidades, as festas se estendem até julho e continuam cheias de pessoas querendo entrar na brincadeira.
Você já deve conhecer as tradicionais comemorações juninas, mas será que sabe tudo sobre as principais figuras dessas festas: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro? Vamos contar um pouco para você sobre cada um deles.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Santo Antônio – 13 de Junho

Santo Antônio nasceu em uma família de posses, mas abdicou da riqueza, ingressando na ordem dos franciscanos. Tinha um grande talento para a oratória (o qual desenvolveu praticando ao máximo durante anos), possuía grande conhecimento da Bíblia e seus sermões impressionavam tanto os intelectuais, quanto as pessoas simples. Alguns de seus escritos foram conservados e são conhecidos ainda hoje. Seu carisma conquistava multidões. Porém, sua saúde era frágil e ele morreu com cerca de 35 anos, em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte. Está enterrado em Pádua (Itália) e sobre seu túmulo ergueu-se uma basílica, que é um lugar de grande peregrinação.

São João Batista – 24 de Junho

Esse santo é o responsável pelo título de “santo festeiro”, por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas
são recheadas de muita dança, em especial o forró. Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.
João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo, teve muitos discípulos e batizou Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante em 27 d.C. Aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo. Atualmente, Israel e a Jordânia disputam a posse do local exato do rio onde São João batizava, já que isso atrai uma imensa quantidade de peregrinos e turistas.

São Pedro – 29 de Junho

São Pedro era um pescador no mar da Galileia, casado e irmão de Santo André. Ambos foram chamados por Cristo para tornarem-se “pescadores de homens”. Seu nome original era Simão, mas Jesus deu-lhe o título de Kephas, que, em língua aramaica significa “pedra”, e cujo equivalente grego tornou-se Pedro.

É sempre legal conhecer um pouco mais sobre as figuras que fazem parte da nossa cultura não é? Conte para seus filhos, eles vão adorar acabar com mais uma curiosidade. Boas festas juninas a todos!

Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/festa-junina—os-santos-conheca-santo-antonio-sao-joao-e-sao-pedro.htm


sidebar