foto: Reprodução

foto: Reprodução

Conhecemos muito sobre a língua portuguesa, afinal, nós a usamos todos os dias para nos comunicar. Mas será mesmo que a gente conhece tudo sobre ela? Para testar, olha só a listinha que preparamos para você com curiosidades muito legais sobre a nossa língua nativa. Vamos conferir?

1- Por que a palavra “maldade” não é escrita com U?
Se seu pequeno já lhe fez essa pergunta na hora do dever de casa, e você não soube responder, a gente tira sua dúvida. O adjetivo MAU é o oposto de BOM e se escreve com U.

Mas isso não quer dizer que a palavra MALDADE (a qualidade daquilo que é MAU) deva ser escrita com U, hein? Acontece que a palavra MALDADE veio para o português diretamente da palavra latina malitas, malitatis, que significava “ruindade”, “mal”, “dano”. Pela evolução normal, o “malitate” do latim acabou dando MALDADE em português, mantendo o L, que já existia em latim.

2 – Qual a maior palavra da língua portuguesa?

A maior palavra possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001. Estamos falando de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Antes, o título pertencia ao advérbio “anticonstitucionalissimamente”, que tem 29 letras e descreve algo que é feito contra a constituição. O vice era “oftalmotorrinolaringologista”, com 28 letras, que se refere ao especialista nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Você consegue pronunciar essa palavras enormes? É um verdadeiro desafio não é?

3 – Por que os meses têm esses nomes?
A maioria dos nomes dados aos meses do ano tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rômulo, em 753 a.C.. Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março. O responsável por introduzir mais dois meses ao calendário foi Numa Pumpílio (700 a.C- 673 a.C.), o segundo rei de Roma. Tempos mais tarde, optou-se pela troca de alguns nomes, a fim de homenagear o imperador César Augusto.

Muito bacana, né? A criançada também vai adorar conhecer essas curiosidades. Não esqueça de contar para elas. 😉

Fonte: http://varaldetextoseideias.blogspot.com.br/p/curiosidades.html


sidebar